Fortalecimento
Prevenção de lesões e perda de gorduraIntrodução
Cada vez mais a nossa sociedade encara o exercício físico como algo que pode ajudar a melhorar a saúde ou prevenir determinadas patologias, mas ainda há que veja como algo apenas para melhorar a estética.
Exercício físico pode ser feito de múltiplas formas, para determinados objetivos. Muitas pessoas pensam ainda que os únicos objetivos do exercício físico ganhar massa muscular, perder massa gorda, tonificar. Muitos desconhecem que que o fortalecimento muscular é tão importante como qualquer um desses objetivos. Treino de fortalecimento ajuda à prevenção de lesões assim como para perda de gordura entre outros benefícios.
O que é o fortalecimento muscular?
Os treinos de Hipertrofia são treinos que se focam no crescimento de massa muscular, são exercícios com muitas cargas e poucas repetições, e que por norma direcionados para músculos específicos, ou seja mais isolados.
O treino de fortalecimento muscular tem como seu foco melhorar todas as fibras já existentes nos músculos, dando-lhes mais consistência, resistência e flexibilidade. Não só tonifica o corpo como melhora a condição física, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e diminui riscos de lesão, assim como melhora a disposição do praticante.
Este tipo de treino faz com todos os músculos trabalhados fiquem mais preparados para as atividades diárias, cada músculo ou grupo muscular faz a sua função com menor esforço, logo o cansaço do indivíduo no final de dia será menor.
Prevenção de lesões
O treino de fortalecimento muscular deve ser feito com intensidades progressivas e a longo prazo. Os músculos tem que se ir adaptando a determinados exercício para a que assim possam ganhar a consistência pretendida sem causar stress muscular ou articular.
Por exemplo, alguns músculos em redor da nossa coluna vertebral, durante todo dia estão levemente contraídos, outros por sua vez contraem de forma rápida e forte. Por esses motivos precisam de ser “treinados” de forma diferente porque tem formas de atuação distintas, logo a forma de relaxar também será diferente.
Alguns exemplos de métodos para treino fortalecimento:
- Lombares e coluna vertebral: exercícios lentos e cargas muito baixas.
- Grupos musculares das articulações (ombros, quadril): Exercícios isométricos e poucas cargas.
- Grupos musculares articulações (Membros superiores bíceps, inferiores gémeos): exercícios mais rápidos na contração, com cargas mais altas.
Não esquecer que sempre de qualquer tipo de treino, os grupos musculares trabalhados devem ser devidamente alongados, para que assim ganhem maior flexibilidade, elasticidade, reduzindo o risco de lesão quando recrutados para um movimento contraditório e rápido.