Massoterapia
A arte da massagemMassagem (do francês massage) é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conjuntivos, tendões, ligamentos e articulações, para estimular a circulação sanguínea, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais.
Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como massoterapia.
Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para aliviar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar a tensão nervosa.
A massoterapia é um instrumento particular na área da saúde que utiliza métodos de tratamentos ocidentais e orientais (arte das manipulações dos tecidos moles frequentemente encurtados e com disfunções), sendo, também, auxiliar nos tratamentos de fisioterapia.
Existem, no mundo, centenas de técnicas de massagem.
Via de regra, são metodologias regionalizadas e inerentes a um povo, um país, ou uma região geográfica.
As técnicas de massagem dividem-se basicamente em duas grandes categorias: energéticas e fisiológicas.
As primeiras procuram a reorientação da energia vital (chi,Qi, ki, prana), e as segundas procuram a desintoxicação do organismo através da eliminação do ácido lático das fibras musculares, além de auxiliar o retorno do sistema venoso.
Depois, começaram a bifurcar-se em centenas de correntes e estilos diferentes, fundindo-se e separando-se em outros tantos estilos.
Atualmente, existem massagens aplicadas para praticamente todos os fins.
Desde massagens para bebês e idosos, massagens estéticas, e até sensuais.
Temos também de rejuvenescimento localizado.
As massagens, atualmente, estão cada vez mais enraizadas nas culturas, chegando até mesmo às empresas.
Cada vez mais, grandes organizações incorporam, nos seus pacotes de incentivos, massagens inclusive no próprio local de trabalho.
A massagem atua tanto no corpo físico como no emocional.
Por isso, além de revigorar o corpo dos desgastes das atividades diárias, a massagem também faz o paciente se sentir acolhido.
São necessários alguns anos de treino para dominar com eficiência não apenas as manobras, mas compreender a essência e a profundidade do toque terapêutico.
No caso dos atletas, ajuda-os a treinar e a melhorar seu desempenho, prevenindo a dor e o risco de lesões.
Fonte: Wikipedia