Acupuntura

O ato de inserir uma agulha

Você está aqui: Início » Serviços » Acupuntura

Atualmente em Portugal, só pode exercer esta prática quem for detentor de cédula profissional e apenas se pode praticar em espaços devidamente regulamentados e registados na Entidade Reguladora da Saúde (ERS)

Acupunctura em português europeu (do latim acus – agulha e punctura – colocação), é uma forma de medicina alternativa e um ramo da medicina tradicional chinesa (MTC) no qual finas agulhas são inseridas no corpo do paciente.
A medicina tradicional chinesa foi também declarada Património Cultural Intangível da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 19 de novembro de 2010.

O tratamento com acupuntura consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo – chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos” – que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos” ou “canais de energia”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras formas de estimulação, estando entre as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos). A estreita relação entre o uso das agulhas e da moxa, na acupuntura, fica evidente na tradução literal da expressão que, em chinês, designa acupuntura (Zhen Jiú – 针灸), sendo Zhen (针) agulha e Jiú (灸) fogo (ação de cauterizar).

 

O leque de opções do especialista em acupuntura, entretanto, é muito amplo, podendo-se estimular os acupontos e meridianos com os dedos (do-in), instrumentos específicos semelhantes a um pente de osso ou jade (gua sha), ventosas (ventosaterapia), massagens (tui na) e outras técnicas.

A acupuntura chinesa, pelo seu histórico milenar, acabou por desenvolver escolas específicas em países próximos da China, dando origem ao shiatsu (espécie de massagem) no Japão, e a estimulação nos denominados microssistemas do corpo, a exemplo, a auriculoterapia.

Com as tecnologias modernas, a acupuntura tem vindo a agregar recursos como a eletricidade (eletroacupuntura, ryodoraku), estimulação com laser, agulhas mais seguras e práticas, cristais stiper (“Stimulation and Permanency” – Estimulação Permanente), esferas banhadas a ouro, prata e novos materiais (substituindo as raras agulhas destes metais), ou estimulação com a sucção de ventosas de vidro, material plástico ou acrílico com válvulas de pressão, ventosas de borracha, porém sempre observando os mesmos princípios da Medicina Tradicional Chinesa.

Apesar do uso de recursos tecnológicos atuais, a acupuntura que se realiza hoje em muitos aspetos é bem semelhante à forma como era realizada nos primórdios da civilização chinesa unificada pela Dinastia)

Fonte: Wikipedia